Informações Científicas   

 
:: Trabalhos Científicos
 
 

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DOS POÇOS DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA DE NATAL (RN)

 

Manassés Alves Bezerra

As captações de água subterrânea que alimentam o sistema de abastecimento d’água da cidade de Natal, foram concebidas a partir dos resultados do estudo hidrogeológico realizado pela CONTEGE em 1970. Embora esse estudo não esteja comprometido, os poços atualmente apresentam uma produção muito inferior àquela prognosticada.

São descritos neste documento os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de definir os fatores que influem no rendimento das captações e avaliar a real capacidade de produção de cada uma das unidades existentes. A avaliação é feita prescindindo-se de uma análise detalhada dos parâmetros estáticos dos sistemas aquíferos, ou seja, do condicionamento definido pela lito-estratigrafia, estrutura e tectônica dos fatores dinâmicos que regulam os mecanismos de recarga, circulação e comportamento hidroquímico.

A análise dos dados disponíveis e dos resultados obtidos nas investigações, permitiu concluir que o baixo rendimento das captações é motivado unicamente por deficiências construtivas dos poços ou pela inadequação do sistema de bombeamento utilizado. As alternativas apresentadas para se alcançar uma otimização técnica e operacional do sistema se apoiam basicamente na eliminação dos fatores indicados.

Palavras-chave: Abastecimento d’água, Análise aquíferos
Orientador: Benjamin Bley de Brito Neves

 

 

Parceiros


Publicidade