Notícias   



Perfuração de poços permite abastecimento de 2.880 famílias do meio rural no RS

Aumentar o texto: A- | A+
Milhares de famílias de comunidades rurais passaram a contar com estrutura para abastecimento de água este ano. Até novembro, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) perfurou 96 poços tubulares profundos, permitindo o fornecimento de água para cerca de 2.880 famílias, em 41 municípios gaúchos. Neste mesmo período, a SDR promoveu a recuperação de 1.395 quilômetros de estradas municipais.

"Mesmo com as grandes dificuldades financeiras, o Estado apoia a melhoria da infraestrutura rural, dando melhores condições de vida aos agricultores familiares", destaca o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. Conforme o Departamento de Infraestrutura Rural e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da SDR, os novos poços fornecerão água para consumo humano e para uso em irrigação de lavouras. Os trabalhos são executados por meio do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Infraestrutura Rural, do Dinfra. Para serem beneficiados, os municípios devem se credenciar por meio de assinatura de termo de cooperação técnica, pelo qual a SDR perfura o poço e as prefeituras executam serviços complementares, como instalação de bombas, canos e caixas d'água.

Para suprir a demanda de poços, o Dinfra utiliza uma estrutura de cinco conjuntos de perfuratrizes rotopneumáticas. Quatro destes conjuntos são compostos por maquinário e caminhões seminovos, oriundos de convênio com o BNDES, e um conjunto de equipamentos e caminhões mais robustos.

Além de prestar um serviço essencial para as pessoas do meio rural, o serviço do governo do Estado gera economia para as prefeituras. No mesmo programa, o Dinfra também trabalha com a recuperação de estradas rurais, melhorando as condições de tráfego e escoamento da produção agrícola. Até novembro, foram recuperados 1.395 quilômetros de estradas em vários municípios. Para essa atividade, a SDR firma convênios com as prefeituras e cede conjuntos de máquinas.

Leia mais em:
Fonte: www.radioprogresso.com.br  

 » Notícias Relacionadas

  16-10-2018 No AP, Macapaba 1 pode ficar sem abastecimento de água por até 48 horas.
  10-10-2018 Estudo retrata pressão da mineração sobre áreas protegidas.
  09-10-2018 Obra na ETA irá duplicar capacidade de abastecimento de água.
  03-10-2018 Abastecimento de água em Goiânia não será afetado graças a gestão hídrica, diz Secima.
  26-09-2018 Samae pede ajuda da população para restabelecer abastecimento de água.
  21-09-2018 Estado realiza perfuração de poços em diversas regiões.

 

Parceiros


Publicidade