Notícias   



Guarapari inaugura obras para sistema de reforço no abastecimento de água

Aumentar o texto: A- | A+
Guarapari inaugura obras para sistema de reforço no abastecimento de água

Guarapari inaugura as obras do sistema de reforço no fornecimento de água nesta sexta-feira (23). O evento contou com a presença do governador Paulo Hartung e do presidente da Cesan, Pablo Andreão.

As obras foram inauguradas hoje em Guarapari
Foto: Divulgação
As obras, um conjunto de investimentos do Governo e da Cesan, abrangem a adutora de água tratada de 500 mm de Meaípe; o sistema de abastecimento de água de Araquém e o sistema de abastecimento de água de Guarapari.

O presidente da Cesan, Pablo Andreão, comemorou o aumento da oferta de água, mas alertou para a importância da redução do consumo. "Estamos praticamente dobrando a capacidade de produção de água em Guarapari. Além de reforçar o abastecimento de água no verão, as obras preparam a cidade para os períodos de seca, que têm se tornado cada vez mais longos devido às mudanças climáticas e à degradação do meio ambiente. Por isso, temos que ser prudentes e permanecemos atentos, mantendo os hábitos de controle e redução do consumo de água", orientou.

Também estiveram presentes os diretores de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler; a diretora Operacional, Sandra Sily; e o diretor Administrativo e Comercial, José Eduardo Pereira; além dos secretários de Estado de Transporte e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli; de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira; da Casa Civil, José Carlos Fonseca; do chefe de Gabinete do Governador, Neivaldo Bragado e do diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Anselmo Tozi, além de lideranças e autoridades regionais.

Ao todo foram investidos mais R$ 35 milhões que estão beneficiando 103 mil habitantes do município com aumento da oferta de água tratada com qualidade. As obras contemplaram a implantação de mais de 33 mil metros de novas redes de adução e distribuição, uma nova captação de água no Rio Benevente, estação elevatória de água bruta, estação de bombeamento de água tratada, reservatório metálico com capacidade de 2,5 milhões de litros de água, reservatório apoiado com capacidade para 5,2 milhões de litros de água, entre outros serviços, totalizando 7,7 milhões de litros de água.

As obras complementam o sistema de abastecimento integrado abrangendo 58 bairros de Guarapari e regiões de Meaípe e Santa Mônica. Além de reforçar o abastecimento de água no verão, as obras preparam a cidade para os períodos de seca, que têm se tornado cada vez mais longos devido às mudanças climáticas e à degradação do meio ambiente.

Os bairros beneficiados são:

>> Em Guarapari: Adalberto Simão Nader, Aeroporto, Aldeia da Praia, Balneário Jacunem, Bela Vista, Camurugi, Centro, Coroado, Europa, Fazenda do Sino, Ilhas Verdes, Ipiranga, Itapebussu, Jabaraí, Jardim Boa Vista, Jardim Santa Rosa, Kubistchek, Lagoa Funda, Lameirão, Lot. Kinkas Duarte, Marinha, Maxinda, Morada da Praia, Morro Atalaia, Morro do Raspado, Muquiçaba, N. Sra. da Conceição, N. Sra. de Fátima, Olaria, Parque Areia Preta, Perocão, Por do Sol, Portal, Praia do Morro, Santa Margarida, Santa Rita, São Gabriel, São João, São José, São Judas Tadeu, Sol Nascente, Tartaruga e Vargem Nova;

>>Em Meaípe: Belo Horizonte, Condados de Meaípe, Enseada Azul, Enseada Verde, Meaípe, Nova Guarapari e Porto Grande;

>> Em Santa Mônica: Elza Nader, Parque Santa Mônica, Pontal Santa Mônica, Santa Mônica, Setiba, Una, Jabaraí, Santa Isabel, Paturá e Parque das Mansões.

Manutenções preventivas na Grande Vitória e Conceição da Barra

A Cesan também fez melhorias nos sistemas de abastecimento de água de Conceição da Barra e da Grande Vitória para reforçar o fornecimento de água nos municípios do Espírito Santo onde atua. Além das melhorias nos sistemas de abastecimento serão realizados plantões para manutenções preventivas durante as festas de fim de ano e também nas folias de carnaval.



No município de Conceição da Barra, serão construídos poços que vão auxiliar no atendimento à população durante o período de festas. Além disso, geradores e equipamentos reserva serão disponibilizados para atender as necessidades operacionais. Carros-pipa também serão disponibilizados em casos de emergência para os sistemas da região Norte, principalmente os que estão sendo afetados pela crise hídrica.

Para garantir o abastecimento, nos municípios atendidos pelo Rio Jucu e Santa Maria, foram executadas manutenções preventivas nos sistemas, em que foram verificados os equipamentos eletromecânicos nos meses que antecedem o verão. As estações de tratamento de água da Grande Vitória e Interior vão operar por até 24 horas, ininterruptas, podendo chegar a uma capacidade máxima de produção de 712,8 milhões de litros de água por dia, a fim de atender a população capixaba.

O governador marcou presença no evento
Foto: Divulgação
Verão

Para que os capixabas e turistas tenham um verão mais tranquilo e curtam as festas de fim de ano e o Carnaval, a Cesan fez melhorias, além do sistema de Guarapari, inaugurado nesta sexta, também em Conceição da Barra, além da Grande Vitória para reforçar o fornecimento de água nos municípios do Espírito Santo onde atua. “Foram todos investimentos que praticamente dobraram a nossa capacidade de captação e produção de água. Precisamos levar em consideração as lições aprendidas. Por isso precisamos manter nossos hábitos de consumo racional”, pontuou o presidente da Cesan, Pablo Andreão.

Além das melhorias nos sistemas abastecimento serão realizados plantões para manutenções preventivas durante as festas de fim de ano e também nas folias de carnaval.

Para a Região Metropolitana, a Companhia realiza o acompanhamento contínuo e o controle da disponibilidade hídrica, além de realizar a efetivação e manutenção dos contratos de carro pipa.

No Norte do Estado, no município de Conceição da Barra, serão construídos poços que vão auxiliar no atendimento à população durante o período de festas. Além disso, geradores e equipamentos reserva serão disponibilizados para atender as necessidades operacionais. Carros-pipa também serão disponibilizados em casos de emergência para os sistemas da região Norte, principalmente os que estão sendo afetados pela crise hídrica.

Manutenções preventivas e caminhões-pipa

Foram executadas manutenções preventivas nos sistemas de abastecimento Jucu e Santa Maria, em que foram verificados os equipamentos eletromecânicos nos meses que antecedem o verão. As estações de tratamento de água da Grande Vitória e Interior vão operar por até 24 horas, ininterruptas, podendo chegar a uma capacidade máxima de produção de 712,8 milhões de litros de água por dia, a fim de atender a população capixaba.

Na Região da Grande Vitória e no Interior a empresa prevê um aumento de 20% até 50% no consumo de água durante a temporada de verão. Além disso, a Cesan possui condições operacionais para efetuar manobras, que consistem em distribuir a água, de acordo com a demanda.

A empresa também poderá aumentar a quantidade de caminhões-pipa para atender eventuais casos emergenciais. A população deve ligar para o 115, caso necessário. O Call Center funciona 24 horas.

Leia mais em:

 » Galeria de Fotos
 


Fonte: noticiasr7.com  

 » Notícias Relacionadas

  18-07-2018 5,6 mil litros de água por segundo serão captados de Corumbá IV em 2019.
  18-07-2018 Falha em adutora prejudica abastecimento de água para 140 mil pessoas em Bauru.
  12-07-2018 Lagoas de VV serão usadas para abastecimento de água em períodos de estiagem.
  11-07-2018 João Grandão solicita perfuração de poços artesianos na Aldeia Limão Verde.
  10-07-2018 Prefeitura de Lagoinha do Piauí realiza obra para regularizar o abastecimento d’água.
  10-07-2018 Nível dos reservatórios da bacia do Rio Paraíba do Sul é pior dos últimos três anos.

 

Parceiros


Publicidade